Qual conexão é a melhor para seu uso ?
RTSP x RTMP
Protocolo | Vantagens | Desvantagens |
---|---|---|
RTSP | • Protocolo padrão disponível em praticamente todas as câmeras e DVRs • Não possui custo adicional | • Requer uso de ip fixo ou DDNS • Requer abertura/ encaminhamento da porta RTSP no roteador |
RTMP | • Protocolo disponível em muitas as câmeras e DVRs • Dispensa abertura/ encaminhamento de portas na rede | • Nem todos os equipamentos disponibilizam |
Diferente da concorrência, o nosso RTMP não possui custo adicional.
Por que usar RTMP ?
Enquanto no protocolo RTSP o acesso ao equipamento é feito pelo servidor, no RTMP o equipamento envia ativamente as informações. Por isso não é necessário estabelecer uma rota de porta externa-interna.

Modelos de câmeras e DVRs com protocolo RTMP
Abaixo alguns modelos, mas a ausência nesta lista não significa que seja compatível. Qualquer equipamento com RTMP pode ser conectado.
Marca | Descrição |
---|---|
Intelbras câmeras | VIP 3230 B SL VIP 3230 D SL VIP 1430 B G2 VIP 1430 D G2 VIP 3260 Z G2 VIP 5500 F IA VIP 1230 B G2 VIP 1230 D G2 VIP 1130 B G2 VIP 1130 D G2 VIP 1220 D Full Color G2 VIP 1220 B Full Color G2 Bullet VIP 1230 W VIP 1230 D W VIP 3240 D IA VIP 3240 IA VIP 5280 B IA VIP 3240 Z G3 VIP 3240 DZ G3 |
Intelbras DVRs, NVRS, HVRs | NVD 3208 P NVD 3116 NVD 3116 P NVD 1304 NVD 1308 NVD 1316 NVD 3204 P iNVD 5032 NVD NVD 1408 NVD 1404 P NVD 1408 P iMHDX 3016 MULTI-HD® iMHDX 3032 MULTI-HD® iMHDX 3008 MULTI-HD® MHDX 1216 MULTI-HD® iMHDX 3004 MULTI-HD® MHDX 1204 MULTI-HD® MHDX 1208 MULTI-HD® MHDX 1104 MULTI-HD® MHDX 1108 MULTI-HD® |
Hikvision (requer firmware específico) | 2XX6G2 2XX7G2 2XX6G0 XE6XXX 2xx3G2 2xx6G2(C) 2xx7G2(C) 3xx7G2(C) 1x83G0 DS-2CD1x83G0 2xx3G2 2xx6G2(C) 2xx7G2(C) |
Configuração via RTSP
O protocolo de conexão RTSP (Real Time Streaming Protocol) é responsável por transmitir em tempo real o vídeo e imagem da câmera para a nuvem Argos.
Aqui você irá aprender a:
- Configurar a porta RTSP
- Encaminhar a porta RTSP no roteador
- Testar o encaminhamento de portas
Como configurar a porta RTSP no DVR ou câmera
Acesse a interface de configuração da câmera ou DVR para identificar o número da porta RTSP utilizada no equipamento.
Caso o seu equipamento informe no manual que dispões de porta RTSP, mas não liste o número da porta na interface de configuração, utilize 554 pois é o padrão na maioria dos equipamentos.
imagem ilustrativa
Não há necessidade de trocar o número da porta padrão, mesmo que você esteja configurando mais de um equipamento na mesma rede, pois isso será resolvido no encaminhamento de portas.
Como encaminhar a porta RTSP no roteador
Encaminhar a porta significa indicar para o roteador qual o endereço de destino do 'pacote' que chegou na porta dele.
Cada equipamento possui um IP interno na rede do cliente, se o pacote fosse uma entrega e cada equipamento fosse uma residência, o IP seria o endereço da residência.
Também já vimos que cada câmera ou DVR além do IP interno possui uma porta RTSP. Podemos considerar então que a porta seria o número do apartamento

O que precisamos fazer então é configurar uma regra que garanta que o roteador saiba para qual IP e porta ele deve encaminhar cada pedido recebido na sua própria porta.
Obs: ao definir a porta no roteador é utilize números acima de 30.000, pois alguns provedores bloqueiam portas até 20.000.
Exemplo:

Ao configurar o encaminhamento de portas para o DVR destacado acima a regra seria a seguinte:
- IP externo: em branco (ou você restringirá os IPs com permissão de acesso)
- Porta externa: 30554 (você escolhe)
- IP interno: 192.168.0.18
- Porta interna: 554
O que fizemos acima foi dizer ao roteador que quando alguém bater na porta 30554, ele deverá encaminhar o pedido para o endereço IP 192.168.0.18 porta 554.
O encaminhamento de portas no roteador tem outros nomes como:
- Servidor virtual
- Redirecionar porta
- Encaminhamento de porta
- Port forwarding
- Security /Firewall
- NAT
- Port mapping
Veja abaixo dois exemplos de configuração do encaminhamento de portas em roteadores diferentes:
Roteador TP-Link

Intelbras

Como testar o encaminhamento de portas ?
Para testar se o encaminhamento de portas está correto basta acessar o site Ping.eu e executar o teste. O resultado deverá ser "Porta Aberta" ou "Open"

Com a porta testada e aberta, você já poderá visualizar sua câmera no Argos.
Conexão via RTMP
O RTMP é uma conexão de uma rede interna (LAN) para outra externa (WAN) , a câmera envia o stream de vídeo diretamente para a nuvem Argos através de um endereço (URL) personalizado que deverá ser indicado para o serviço RTMP da câmera. Não precisa de um IP fixo ou DNS para ser utilizado, se tornando uma opção muito vantajosa.
Aqui você irá aprender a:
- Configurar uma câmera via RTMP
1° Passo: Cadastre sua câmera
Na tela de configuração de câmeras, selecione RTMP como o protocolo a ser utilizado, o Argos irá gerar um endereço (URL)

2° Passo: Cadastrar link na interface da câmera
Após o endereço ser gerado, e o mesmo deverá ser colado no painel de configurações de sua câmera. Veja abaixo um exemplo usando uma câmera Intelbras Mibo**:
*Verifique a disponibilidade do protocolo RTMP em sua câmera.
**A configuração irá ser diferente dependendo da marca da câmera.
a) Acesse a seção "Configurações", “Avançado”, “Redes”.

b) Nas configurações rede você pode encontrar o RTMP, ao habilitar selecione a opção “custom” e cole o endereço fornecido pelo Argos no campo “URL RTMP”.

3° Passo: Tudo pronto para ver sua câmera no Argos.
Após configurar sua câmera, você receberá uma mensagem de confirmação na tela. Agora é só aproveitar a a segurança e inteligência que o Argos proporciona para suas câmeras.
Em caso de dúvidas, enviar mensagem para o seguinte e-mail: contato@panops.com.br
Eu não tenho ip fixo, o que faço ? (DDNS)
Na grande maioria dos locais de instalação das câmeras o endereço de IP é dinâmico e modifica constantemente, isso impossibilita nossos servidores de obter conexão com suas câmeras, diante da limitação técnica, existem duas alternativas: o IP fixo e o DDNS.
O DDNS ou Dynamic Domain Name System é um serviço que garante que um IP dinâmico esteja sempre atualizado, é necessário no caso do local de instalação não possuir um IP fixo. (Não é necessário no uso do protocolo RTMP)

Alguns fabricantes de câmeras, DVRs e de roteadores disponibilizam o serviço de DDNS grátis. Vale a pena consultar se a marca que você está utilizando disponibiliza. Caso contrário, você precisará identificar qual serviço está integrado a sua câmera ou roteador para contratar um DDNS. Recomendamos os serviços: No-IP, por sere um dos mais utilizados gratuito e de fácil configuração.
Configuração DDNS no NO-IP
Para configurar um DDNS você irá seguir os seguintes passos:
a) Faça login ou crie uma conta em www.noip.com.br.
b) Em Dashboard > No-IP Hostnames, adicione um novo Host ao pressionar 'Add Hostname'.

c) Crie um nome de host e selecione um domínio. Esse será o endereço do seu dispositivo após a configuração do DNS Dinâmico. O No-IP recuperará automaticamente seu endereço IPv4, após os passos selecione “criar hostname”.

Tudo pronto, você já pode usar seu endereço DDNS no Argos
Você configurou com sucesso um endereço DDNS e já pode usar o sistema Argos e adicionar câmeras sem a necessidade de um IP fixo.