Visão Geral

Nossa ferramenta PanOps Terminal permite que os usuários realizem atividades administrativas em equipamentos através de navegador web. Com ela é possível executar ações de rotina de forma otimizada.

As funcionalidades do PanOps Terminal são:

  • Acessar vários equipamentos simultaneamente através do sistema de abas.
  • Realizar acessos através dos protocolos TELNET, SSH e RDP.
  • Executar scripts pré-configurados pelos usuários administradores.
  • Criação de scripts personalizados.
  • Compartilhar sessão de acesso remoto.
  • Salvar suas credenciais de acesso e sessões realizadas.

Para garantir a comunicação da plataforma web da PanOps com os equipamentos gerenciados pelos clientes, utilizamos um servidor com o Docker Engine Community Edition e nossa implementação do Apache Guacamole instalado on-premises (no ambiente do cliente). Também é possível utilizar servidores em nuvens públicas, desde que este servidor tenha comunicação com os equipamentos que precisam ser gerenciados. Dessa forma todo o fluxo de dados e gerenciamento fica sob responsabilidade do cliente.

Arquitetura da Solução

O diagrama a seguir representa a arquitetura da solução:

Arquitetura do Terminal

O fluxo da informação que tráfega na solução segue o seguinte padrão:

  1. O servidor instalado na infraestrutura do cliente é capaz de se comunicar com os equipamentos que serão gerenciados utilizando implementações dos protocolos TELNET/SSH e RDP.
Importante!

Os equipamentos que serão gerenciados devem ser configurados para aceitar sessões TELNET, SSH e RDP originadas pelo endereço IP do servidor Docker Engine instalado na infraestrutura do cliente.

  1. A Cloud da PanOps Solutions realiza comunicação com o servidor on-premises através de nosso proxy de API, com objetivo de gerenciar a criação, inicialização e remoção de nossos containers customizados.
Importante!

A comunicação da Cloud PanOps Solutions com a estrutura do cliente é realizada através dos endereços IP resolvidos pelo nome api.panops.com.br através da porta configurada na API do seu servidor (TCP/2376 e TCP/8443, por padrão). É altamente recomendado que as necessidades de comunicação externas sejam avaliadas antes da publicação das portas citadas.

  1. Os usuários do sistema PanOps Terminal acessam a plataforma web hospedada na Cloud PanOps Solutions, entretanto, o fluxo visualizado no terminal é realizado diretamente entre a estação do usuário e o Docker Engine.
Importante!

Os usuários da solução PanOps Terminal precisam ter comunicação liberada com o proxy de API do servidor (TCP/2376 e TCP/8443, por padrão). Em ambientes com certificados auto-assinados, é necessário realizar a configuração de exceção do certificado digital para o que o navegador permita visualizar e iniciar sessões com os equipamentos.

© 2024, Panops Solutions | Todos os direitos reservados.